quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Seleção Natural

Seleção Natural
Nestes dias tive uma experiência que mostra que a seleção natural existe entre nós e que depende principalmente da vontade própria. Não depende tanto, como nos animais, das condições do tempo ou condições físicas e, ao contrário do que se diz geralmente, não depende muito das injustiças sociais, apesar de que elas existem, infelizmente. Vou agora contar a experiência.
Em uma turma de alunos, a matéria foi dada em forma de seminários, onde os estudantes, organizados em equipes, pesquisaram sobre um tema e apresentaram em sala de aula, com debates, supervisionados pelo professor. Como os alunos exercem uma certa pressão sobre os professores (a carreira do professor depende em parte da avaliação que os seus alunos o fazem), acabei cedendo e, para avaliação, fiz uma prova em condições facilitadas, acatando os pedidos deles. A mesma foi feita de forma objetiva (assinalar a resposta correta) e consultiva (permitindo consultar a resposta correta antes de responder). Algumas condições foram colocadas: tempo limitado e realização individual, isto é, não podiam consultar nenhum colega. Podiam consultar qualquer material, como cadernos, fotocópias, livros e até mesmo a própria internet. Todas estas condições foram esclarecidas antes mesmo das aulas. Outra novidade é que a prova foi realizada com uso de computadores e internet. Os alunos tinham a matéria que eles mesmos pesquisaram disponíveis no site da instituição (sistema Ambiente Virtual de Aprendizagem), com quase duas semanas para estudar.
Acreditava-se que, nestas condições facilitadas, todos teriam boas notas. Geralmente as avaliações são realizadas sem consultas e subjetivas, exigindo memória e raciocínio para entender as perguntas e descrever as respostas. Mas, para surpresa, mesmo assim, nenhum aluno tirou a nota máxima e quase a metade não conseguiu a nota mínima de aprovação (seis).
Muitas conclusões podem ser deduzidas desta experiência. Talvez estes alunos estejam assim tão desestimulados? Ou mal preparados até para uma simples leitura e pesquisa? Mas gostaria de destacar duas conclusões: o sucesso de alguém não depende das suas condições de vida e, quanto mais facilidades a pessoa encontrar, menos ela exige de si mesma (grandes obras surgem geralmente em condições de grandes necessidades). Dar as mesmas condições não garante os mesmos resultados. Se você queria ser algo e não conseguiu, não dê logo a culpa a terceiros. Campeão não se nasce, se conquista.